Por que Capão - Guaritas

Por que Capão?

Porque aqui não é só a cidade que evolui. Tem algo na beira da praia que também evoluiu com o passar dos anos. Quer saber o que é?!

Estamos falando das guaritas de salva-vidas! O trabalho dos salva-vidas cuidando dos banhistas aqui no Litoral já dura mais de 70 anos, e com o passar dos tempos, os postos de observação dos guardiões da vida mudaram bastante.
Na praia de Torres, por exemplo, lá nos anos 50, a grande quantidade de banhistas levou à construção, de uma torre salva-vidas em estilo norte-americano, uma influência direta do pós-guerra. Outra curiosidade nesta época, eram os lendários sombreiros e bancos fixos sob a areia da praia, com ares de resort.
Estruturas de concreto também marcaram época em Tramandaí e Capão da Canoa. As guaritas em Capão nos anos 60 e 70, ela tinha um design super arrojado e futurista. Ela também possuia um relógio, que era operado manualmente pelos salva-vidas.
Em 1944, Capão da Canoa contava com guaritas de madeira, bem menores do que as que vemos hoje, como você pode ver no vídeo!

Atualmente, aqui em Capão, aquelas antigas guaritas em forma de pirâmide foram substituídas por um novo modelo, maiores, de madeira, mais altas e com varanda, possibilitando uma condição de visibilidade melhor que a anterior.
Gostou de saber como eram as antigas guaritas aqui do nosso Litoral? Se você lembra, ou tem história de alguma delas, não deixe de nos contar! 


Gostou? Compartilhe esta publicação:

Entre em contato pelo WhatsApp

Entre em Contato pelo WhatsApp

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais