DICAS PARA ORGANIZAR A SUA MUDANÇA

DICAS PARA ORGANIZAR A SUA MUDANÇA

Quando vamos fazer compras no mercado, uma das coisas mais importantes a se fazer é uma lista de todos os itens que precisamos comprar. Quando o assunto é organizar uma mudança, as coisas não são tão diferentes, afinal, é algo que exige muito planejamento e organização. Sendo assim, uma lista acaba sendo indispensável para que a mudança seja um sucesso.


Mudar-se de uma residência para outra nem sempre é uma tarefa simples. É preciso ter bastante paciência, além, é claro, de boas dicas para otimizar e facilitar o processo. Com isso em mente, preparamos este artigo com um passo a passo de como organizar a sua mudança, garantindo que tudo aconteça da forma menos complexa possível. Boa leitura!


Faça um checklist


É de extrema importância que você faça o uso de papel e caneta ou aplicativos, planilhas e demais soluções tecnológicas para registrar tudo o que você tem que encaixotar primeiro e por quais itens você precisa começar.


Anote tudo e separe os tipos de armazenamento por categorias de objetos. Por exemplo, mantenha os objetos delicados reunidos em apenas uma caixa. Já os livros podem ocupar o mesmo espaço, e assim por diante. 


Não esqueça de checar e anotar onde os itens foram guardados para garantir que tudo fique mais claro em relação à posição dos objetos na sua memória. Isso vai facilitar o deslocamento na hora da mudança. 


Organize as datas


É muito importante saber com antecedência se vai ser possível carregar tudo em um único dia e se os lugares de origem e destino autorizam mudanças durante os fins de semana. Além disso, lembre-se de solicitar orçamento com diferentes empresas de transporte para conseguir os melhores preços. Para essa negociação, não deixe de considerar os horários que o novo endereço aceita e verifique se a contratada oferece descontos de acordo com o dia e o horário da mudança.


Uma boa dica é falar com amigos e verificar a possibilidade de usar os carros deles para transportar os objetos que você conseguir. Com isso, você consegue economizar, uma vez que poderá contratar um veículo menor para a mudança. Por fim, antes de começar a fazer a separação dos itens, busque em lojas e supermercados caixas de papelão, assim como jornais e plástico-bolha. 


Comece a empacotar


Sem dúvidas, essa é a parte da mudança que demanda mais trabalho. Ao empacotar, deixe a emoção de lado e aja com a razão. Doe aqueles objetos que estão esquecidos no fundo do armário. Aproveite esta etapa para renovar suas escolhas para o novo lar e garanta a oportunidade de morar em um espaço realmente novo. 


Comece o trabalho preferencialmente pelo quarto ou pela sala de estar, pois são lugares em que, geralmente, há um maior acúmulo de objetos. Em seguida, vá para os outros cômodos da casa, como a cozinha, o banheiro e a área de serviço. 


Lembre-se de deixar fora das caixas tudo aquilo que será necessário para o uso imediato, como chinelos, objetos de higiene pessoal, toalhas, dentre outros. Anote tudo o que estiver guardado dentro das caixas e separe os objetos por tipo, sinalizando todas as caixas que contêm objetos frágeis com letras grandes.


Separe coisas importantes e de valor


Separe objetos como jóias, dinheiro, documentos, passaportes, etc. Esses itens devem ser levados com você para evitar qualquer tipo de transtorno. Coloque-os em uma caixa separada e escreva “levar comigo”. Caso tenha um cofre, o mais recomendado é guardar tudo nele para facilitar o transporte.


Mude os endereços


Não esqueça de pedir o desligamento e a transferência dos serviços de telefonia, TV a cabo e internet para a casa nova. Além disso, não deixe de solicitar à sua seguradora de auto e residência os endossos dos seus seguros, ou seja, as mudanças necessárias em suas apólices considerando o seu novo endereço. Aproveite também para mudar os endereços de correspondências como banco, plano de saúde e assinaturas de jornais e revistas, para que sejam entregues em sua casa nova. Afinal, pagar uma multa simplesmente porque a conta não foi entregue no destino e na data correta é um grande desperdício de dinheiro que pode ser facilmente evitado. 


Desligue a geladeira e o freezer


É importante deixar as portas desses eletrodomésticos abertas para que possam fazer o degelo corretamente.  Em seguida, não deixe de passar um pano limpo para secá-los bem. Isso vai evitar o surgimento de mofo. Feito isso, é só embalar com bastante cautela para que não sofram avarias durante o transporte.


Desligue todos os aparelhos eletrônicos


Lembre-se de desligar com antecedência todos os aparelhos eletrônicos da sua casa para que eles estejam em temperatura ambiente na hora da mudança. Uma outra dica interessante é tirar uma foto dos fios conectados antes de guardá-los para que você saiba a ordem de todos na hora de desempacotar. Afinal de contas, são tantos fios que você pode acabar se confundindo e não saber o lugar de cada um.


Defina as responsabilidades de cada membro da família


O ideal é definir quais serão as responsabilidades de cada integrante da família. Dessa forma, cada um pode fazer a sua parte e contribuir para que a mudança se torne uma tarefa mais rápida e fácil. Se necessário, peça a ajuda de amigos ou funcionários. Ao final da mudança, você pode dar uma gratificação a eles, por exemplo. 


Acompanhe a mudança


A empresa de mudança já foi contratada e tudo já está organizado? Então, não deixe margem para o azar: acompanhe todo o processo da mudança. Isso vai lhe assegurar que itens essenciais não fiquem para trás, além disso, você ainda poderá esclarecer como desmontar alguns móveis, assim como sinalizar quais são as caixas que contêm objetos frágeis. 


Mostre o caminho para sua nova casa ou apartamento e converse sobre quais são os melhores trajetos com o motorista. Leve em consideração possíveis problemas nas ruas ou na estrada, como buracos. Sempre que possível, facilite o trabalho dos profissionais para evitar dores de cabeça. Lembre-se sempre de que você é a pessoa mais interessada em garantir que todos os objetos estejam inteiros ao chegarem no novo destino. 


Arrume a casa nova


A mudança foi um sucesso? Você já está morando na casa nova? Que notícia boa! Agora, o próximo passo é organizar todos os objetos nos novos cômodos. Durante essa etapa, é importante não ter pressa. Você pode ir decorando tudo de acordo com o que julgar necessário. Essa é uma excelente oportunidade de fazer com que cada cantinho da casa ganhe novas características, valorizando o ambiente.


O recomendado é que você comece com os objetos maiores e deixe as peças mais frágeis para o final. Isso vai diminuir as chances de esbarrões quando você estiver reorganizando os espaços. Procure, também, tirar proveito da iluminação natural do local. Além disso, não deixe de acomodar a cama na posição que seja mais confortável e aproveite para testar novas disposições para dar uma cara nova aos espaços sociais.


Como deu para notar, a ideia de morar em uma casa completamente nova confere outra perspectiva à mudança. Aquele sentimento de ter a rotina modificada para melhor vai fazer com que você se sinta mais feliz e animado. Com certeza, ao seguir essas dicas, você vai perceber que todo o esforço para organizar uma mudança vale muito a pena. 

 

Conte com a Suprema Imóveis!


Os melhores imóveis de Capão da Canoa estão aqui. Por isso, conte conosco para realizar o seu sonho.


Uma corretora de imóveis como a Suprema poderá te apresentar as melhores oportunidades em custo/benefícios, oferecendo todas as garantias para a realização de um negócio seguro e sem surpresas.


Gostou? Compartilhe esta publicação:

Entre em contato pelo WhatsApp

Entre em Contato pelo WhatsApp

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais